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Professora de Sorocaba apresenta projeto de educação ambiental para crianças na COP 30: 'Cuidar do planeta começa desde a infância'

Professora e Coordenadora Pedagógica Patrícia Oliveira Arquivo Pessoal Uma professora e orientadora pedagógica de Sorocaba (SP) foi selecionada para particip...

Professora de Sorocaba apresenta projeto de educação ambiental para crianças na COP 30: 'Cuidar do planeta começa desde a infância'
Professora de Sorocaba apresenta projeto de educação ambiental para crianças na COP 30: 'Cuidar do planeta começa desde a infância' (Foto: Reprodução)

Professora e Coordenadora Pedagógica Patrícia Oliveira Arquivo Pessoal Uma professora e orientadora pedagógica de Sorocaba (SP) foi selecionada para participar da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), realizada em Belém (PA). Patrícia Oliveira e outros professores da escola Ettore Marangoni desenvolveram o projeto “Venha se encante, sabiá brincante”, que busca mostrar às crianças a importância de preservar o planeta. A iniciativa chamou a atenção de membros internacionais. 📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp Ao g1, Patrícia explica que defende a importância do contato com a natureza já há muito tempo. Na escola em que trabalha, bebês e crianças de até quatro anos aprendem ao ar livre, com foco na sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. “As crianças têm contato com a terra, a grama, a água e os insetos. Elas exploram livremente, observam, sentem texturas e aprendem sobre respeito, preservação e o ciclo da natureza. Nós acreditamos que o ambiente externo é promotor de vivências significativas”, explica. Patrícia foi uma das cinco profissionais da educação selecionadas para participar da COP 30 Arquivo Pessoal Durante o encontro na COP 30, a professora destaca a importância de trocar experiências com outros profissionais, e lembra com carinho de uma conversa que teve com outro docente indígena. “Durante a conversa que tive com ele, eu pude aprender mais sobre a floresta, sobre como passar para as crianças a importância dela para que as pessoas possam sobreviver. Eu fiquei extremamente tocada”, lembra. “Eu tive contato com a comunidade ribeirinha, onde pude ver e sentir a cultura deles, como é a rotina. Também pude nadar em um dos rios de lá e entrar em uma parte da floresta amazônica. No pouco que pude andar lá dentro, vi o quanto aquele bioma é rico e importante para tantas vidas”, diz. Educadora pode participar de vários encontros e também de visitar a natureza Arquivo Pessoal Patrícia também se encontrou com o ministro da Educação, Camilo Santana, com quem falou sobre a importância de trazer o tema ambiental para dentro da sala de aula. “Nós, educadores, temos que pensar em novas competências para desenvolver com os estudantes a respeito da sustentabilidade e da resiliência climática. Os pesquisadores com quem tive contato insistiram muito em falar sobre o processo de ensino e aprendizagem de adolescentes e jovens, e sobre eles terem contato com a natureza e saber cuidar dela”, conta. “Uma frase muito impactante que eu ouvi foi que a gente fala que tem que cuidar do futuro, criar projetos para o futuro, mas não: temos que cuidar do hoje, do agora. E nós, adultos, não estamos fazendo nada e o que fazemos ainda é muito pouco pelo nosso meio ambiente”, comenta. Educadora de Sorocaba participa na COP 30 Arquivo Pessoal Cartaz dizendo chamando para a Cop e lembrando sobre a importância de cuidar do planeta para as crianças Arquivo Pessoal A IA na educação Patrícia Oliveira é formada também em Ciências Biológicas e passou a integrar a rede Conectando Saberes, que reúne professores com práticas de impacto. Em 2024, ela participou de um curso, promovido pela Fundação Patrick J. McGovern e pela Nova Escola, sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) em projetos envolvendo educação e clima. “Aprendemos a usar a IA como parceira da educação, para pensar soluções sustentáveis. Nada substitui a criatividade humana nem o poder autoral dos professores, mas a tecnologia pode potencializar o nosso trabalho”, diz. Patrícia conta que, com a ajuda da IA, foi possível analisar fotos de áreas degradadas do bairro e criar projetos para amenizar alguns problemas relacionados ao meio ambiente. O cheiro-verde faz parte da horta da escola, onde os alunos têm contato para aprender de onde vem o alimento Arquivo Pessoal Flores do jardim a escola Ettore Marangoni Arquivo Pessoal Veja os vídeos que estão em alta no g1 *Colaborou sob supervisão de Júlia Martins Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM