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Estudo inédito aponta quatro projetos para ampliar o transporte público na Baixada Santista; veja detalhes

Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU) prevê 25 km de expansão por três projetos de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Prefeitura de Santos Um estudo in...

Estudo inédito aponta quatro projetos para ampliar o transporte público na Baixada Santista; veja detalhes
Estudo inédito aponta quatro projetos para ampliar o transporte público na Baixada Santista; veja detalhes (Foto: Reprodução)

Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU) prevê 25 km de expansão por três projetos de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Prefeitura de Santos Um estudo inédito, realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Ministério das Cidades, concluiu a definição de quatro projetos para ampliar as redes de transporte público coletivo de média e alta capacidade (TPC-MAC) na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, até 2054. Com investimento estimado em R$ 3,4 bilhões, o Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU) prevê 18 km de expansão por meio de Transporte Rápido por Ônibus (BRT) e 25 km por três projetos de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). ✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp. De acordo com o governo federal, a ampliação deverá reduzir cerca de 150 mortes em acidentes de trânsito na Baixada Santista até 2054 e evitar a emissão de 39 mil de toneladas de CO₂ por ano. Além disso, a implementação dos projetos reduzirá em 6% o custo operacional por viagem na região, pois os sistemas de média e alta capacidade são mais eficientes. Veja os vídeos que estão em alta no g1 Ainda segundo o governo federal, o tempo médio de deslocamentos também deverá sofrer reflexos de redução, resultando em um impacto estimado de R$ 760 milhões. Projetos Segundo o ministro das Cidades, Jader Filho, os projetos selecionados mostram que o país está em busca de se adaptar às mudanças do clima, com ações que unem sustentabilidade, mobilidade e inclusão social. “Investir em transporte coletivo limpo é investir nas cidades e nas pessoas, para que os centros urbanos se tornem mais resilientes, com menos poluição e deslocamentos mais rápidos e seguros”, disse, em nota publicada pelo Ministério. Confira os projetos apontados pelo ENMU na Baixada Santista: Extensão do VLT entre Terminal Samaritá (São Vicente) e Terminal Tático (Praia Grande); Extensão do VLT entre Terminal Barreiros e Terminal Samaritá, ambos em São Vicente; Implantação do VLT Santos-Guarujá; Implantação do BRT Praia Grande - entre Estação São Vicente (VLT) e Terminal Caiçara. Nível nacional Em todo o Brasil, o ENMU concluiu a definição de 187 projetos para ampliar as redes de TPC-MAC nas 21 maiores regiões metropolitanas (RMs) do país: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Santos, Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Distrito Federal, Salvador, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Teresina, São Luís, Fortaleza, Belém e Manaus. Ao todo, são estimados investimentos da ordem de R$ 430 bilhões, sendo R$ 230 bilhões em metrôs, R$ 31 bilhões em trens, até R$ 105 bilhões em veículos leves sobre trilhos (VLT), até R$ 80 bilhões em BRTs e R$ 3,4 bilhões em corredores exclusivos de ônibus. Segundo o governo federal, a aceleração desses investimentos dependerá do modelo de financiamento adotado. De acordo com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o objetivo dos projetos é melhorar a qualidade de vida dos brasileiros com um transporte mais eficaz, menos poluidor e mais seguro. “Com o estudo, o BNDES contribui com a produção de uma política pública para a formulação de uma estratégia nacional de mobilidade urbana, de longo prazo e sustentável, unindo esforços da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal”, disse, por meio de nota.